28 de abril de 2024

Diacade Leitura: Jimi Hendrix - uma sala cheia de espelhos

 
Esta biografia, escrita pelo autor best-seller e reconhecido jornalista musical Charles R. Cross, traz relatos inéditos sobre a vida e obra do maior guitarrista de todos os tempos. 
Muito já foi escrito sobre ele, contudo, Hendrix é muito mais conhecido pelo seu mito do que por sua verdadeira biografia, por sua infância e pelos bastidores da sua curta e incendiária carreira como músico, o que é corrigido neste livro de forma impecável. Baseado em mais de 300 entrevistas, documentos nunca antes revelados e diversas pesquisas, este livro apresenta um profundo e fascinante retrato do gênio da música que conseguiu sair da pobreza para o sucesso, colocar fogo no mundo do rock e inadvertidamente pôr fim em seu próprio talento. 
A obra inclui também muitas informações sobre a verdadeira história de sua saída do serviço militar, um relato alucinante de Woodstock e os detalhes de seus muitos amores.
Editora: ‎ Seoman; 1ª edição (3 novembro 2022) Idioma: ‎ Português Capa comum: ‎ 464 páginas

Room Full of Mirrors

Composta por Jimi Hendrix em 1968, conta a história de um homem aprisionado em um mundo de reflexos de si mesmo, tão poderoso que o persegue até nos sonhos. Ele se solta ao estilhaçar os espelhos e, ferido pelos cacos de vidro, busca um “anjo” que possa libertá-lo.

O LIVRO

Fazem mais de 35 anos desde Jimi Hendrix morreu, mas sua música e espírito ainda estão vivos para seus fãs em todo lugar. O livro reconta a vida de Hendrix, desde sua infância e adolescência difíceis até sua ascensão como celebridade em Londres nos anos 60. Uma história chocante que também revela um homem que lutou para aceitar seu papel como ídolo e que secretamente ansiava pelo tipo de vida familiar normal que nunca teve.

Informações Inéditas

Baseando-se em documentos nunca antes revelados, cartas privadas e mais de trezentas entrevistas, Jimi Hendrix – Uma Sala Cheia de Espelhos desvenda o enorme mistério de uma das lendas mais perenes do rock – um homem que, em seus breves 27 anos de vida, conseguiu sair da pobreza para o sucesso, colocar fogo no mundo do rock e inadvertidamente extinguir seu próprio talento flamejante. Além disso tudo, o autor nos mostra um retrato muito mais íntimo, detalhado e humano da figura de Hendrix. Fruto de uma pesquisa altamente perspicaz, o livro inclui muitas informações de um ponto de vista até então inédito, como a verdade sobre a saída dele do serviço militar, um relato alucinante de Woodstock, e os detalhes de seus muitos, muitos amores, e outras curiosidades sobre sua vida privada, numa grande reportagem investigativa que homenageia esse grande ícone da música do século XX.

Sobre o Autor:
CHARLES R. CROSS, é autor do best-seller do New York Times, Mais Pesado Que o Céu: Uma Biografia de Kurt Cobain, e das biografias Led Zeppelin: Heaven and Hell; Backstreets: Springsteen, the Man and his Music e Here We Are Now: The Lasting Impact of Kurt Cobain. Foi editor da The Rocket, revista sobre música e entretenimento do Noroeste dos Estados Unidos, de 1986 a 2000, a primeira publicação da história a dar uma capa para o Nirvana.

14 de abril de 2024

Dica de Leitura: Andre Matos - Biografias

Andre Matos: O Maestro do Heavy Metal
Cantor, compositor, maestro, produtor, pianista. Com um currículo invejável, que conta com formação acadêmica em regência orquestral, composição musical, canto lírico e piano erudito, Andre Matos esteve à frente de importantes bandas como Viper, Angra e Shaman, vendendo milhões de discos, desbravando mercados antes inimagináveis e tocando para multidões. 
Fluente em inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e sueco, era um cidadão do mundo, tendo sido capaz de popularizar a música erudita para os ouvidos de jovens ávidos por barulheira, e também de fazer a via contrária, ao traduzir e exportar a cultura musical brasileira para os exigentes ouvintes da Europa e do Japão. 
Neste livro, que traz um relato detalhado e completo abrangendo toda a carreira de Andre Matos, o leitor também terá um vislumbre de como era o ser humano por trás do glamour, das fotos promocionais e das luzes do palco: o Andre que ria e chorava; que tinha sonhos e pesadelos; que era apegado às coisas simples; que poderia ter ficado milionário, mas preferiu suportar as consequências de não se vender; que não tinha vergonha alguma de recomeçar do zero, quantas vezes fosse necessário. O homem que, de maneira abrupta e precoce, aos 47 anos, deixou este mundo. 
A obra, que pretende ser um memorial da vida do cantor, foi composta com base em uma extensa e minuciosa pesquisa sobre as centenas de entrevistas concedidas pelo maestro a revistas, jornais, sites, TVs e programas de rádio ao longo das três últimas décadas. Além disso, são apresentadas entrevistas exclusivas dos autores com pessoas bastante íntimas e próximas a Andre, que o tinham não como estrela do rock, distante, mas como amigo e companheiro.
Editora: ‎ Estética Torta; 1ª edição (1 janeiro 2020) Idioma: ‎ Português Agenda ou Calendário: ‎ 476 páginas
Disponível: AMAZON 

Biografia 02
Andre Matos: A Obra
Ao longo de seus 32 anos de carreira, passando por Viper, Angra, Shaman, carreira solo e diversos outros projetos paralelos, Andre Matos compôs mais de 80 letras musicais. Gênio não apenas na parte musical, o maestro do heavy metal era também era perfeccionista e cuidadoso em suas composições líricas, recheando suas letras de sentimentos, inteligência e erudição. Uma riqueza muitas vezes não captada pelos fãs brasileiros, por não termos o inglês como língua materna. Mas isso deixará de ser um problema. Em um formato inédito no mercado brasileiro, ANDRE MATOS: A OBRA traz todas as letras do maestro minuciosamente traduzidas, analisadas e comentadas, com todos os contextos, curiosidades e nuances de suas composições revelados e explicados. De posse de um enorme acervo de centenas de entrevistas concedidas por Andre Matos ao longo de sua vida, os autores (Clovis Roman & Gustavo Maiato) unificam neste volume tudo o que o Andre comentou em vida sobre cada uma de suas composições. Música após música, álbum após álbum.
Editora: Estética Torta (7 agosto 2023) Capa dura: ‎ 528 páginas
Disponível: AMAZON

7 de abril de 2024

Dica de Leitura: Iron Maiden; Run to the hills: a biografia autorizada

A história do Iron Maiden, desde sua origem nos pubs de Londres até seus shows nos imensos festivais mundiais, nos passa mensagens de auto-confiança, determinação e sacrifício pessoal em uma extraordinária odisseia musical. Muitos dos artistas da nova geração citam a banda como a maior influência que eles tiveram. Entretanto, para um grupo famoso no mundo inteiro por suas excitantes performances ao vivo, enormes espetáculos, mais de 60 milhões de discos vendidos, com inúmeras turnês com ingressos esgotados e sucessos sempre no topo da parada, este fenômeno não aconteceu da noite para o dia.
Esse sucesso extraordinário da banda, tanto com os integrantes atuais quanto com os ex-membros, junto com gerentes, executivos das empresas de discos, críticos de música, produtores, promotores e outros personagens do mundo da música passou pelos altos e baixos de se fazer isso em uma enorme indústria conhecida por suas alturas em excesso, bem como suas profundezas desesperadoras. Iron Maiden é um honesto e exaustivo mergulho na história de uma banda que tem resolutamente se recusado a se vender e ainda continua sendo um dos mais originais e respeitados grupos musicais no mundo.
Editora: ‎ Generale; 1ª edição (2 setembro 2013) Idioma ‏ : ‎ Português Capa comum: ‎ 404 páginas

Sobre o autor:
Mick Wall é um jornalista britânico especializado em música. Ex-editor da revista Classic Rock, também colaborou para Mojo, The Times e outras publicações ao redor do mundo. Apresentou programas na Sky TV, Radio 1 e Capital Radio, tendo aparecido em incontáveis documentários sobre música na BBC. ... Google Books Nascimento: 23 de junho de 1958 (idade 65 anos)
Disponível: AMAZON