Os Outros (2001)
Duas das entradas mais icônicas e integrantes da história do terror gótico no cinema são, sem dúvida, Frankenstein e Noiva de Frankenstein , de James Whale, estrelado por Boris Karloff como o icônico monstro literário. Mas entre esses dois sucessos revolucionários, ele lançou uma história de terror gótico muito menos conhecida, mas igualmente bem-sucedida, chamada The Old Dark House . Adaptado do romance Benighted pelo autor JB Priestley, The Old Dark House faz o que diz na embalagem, mas isso não o torna um caso simplista.
Os temas do romance de desilusão pós-guerra sobrevivem na adaptação de Whale e criam um retrato distintamente assustador das atitudes em relação às estruturas de classe decadentes que inevitavelmente levam à Segunda Guerra Mundial. Karloff voltou a trabalhar com Baleia neste filme também, interpretando um monstro mais totalmente antipático desta vez, com o ator coadjuvante Ernest Thesiger que trabalharia com a dupla novamente em Noiva de Frankenstein como o malvado Doutor Pretorioso, tornando-se um fascinante trampolim no desenvolvimento do gênero na tela, no mínimo.
Edgar Allen Poe é considerado por muitos como o rei indiscutível do terror gótico. Explorando os horrores que infligem a alma, este mestre contador de histórias criou um mundo de pesadelo em The Masque Of The Red Death , que é ditado por um tirano perverso que aterroriza seus súditos à luz do dia e definha em luxo palaciano durante a noite. No entanto, o carma logo bate à sua porta, enquanto uma pessoa misteriosa com vingança comparece a seu baile de máscaras narcisista em um temido manto vermelho.
Roger Corman faz jus a esta história ao construir o mundo cinematográfico perfeito para que o conto medonho se desenrole e ao colocar o icônico Vincent Price no papel do príncipe covarde.
Embora tenha havido muitos projetos de Tim Burton não realizados , os telespectadores devem ficar contentes que The Legend of Sleepy Hollow, de Washington Irving, foi adaptado por Tim para as telas de cinema na forma do festival de terror / mistério de 1999, Sleepy Hollow .
Criando um mundo de sonhos baseado na pequena cidade de Sleepy Hollow, Ichabod Crane, um policial de Nova York enfrenta o romance e a fantasia neste filme assustadoramente gótico. Estrelado por Johnny Depp, Christopher Walken e Christina Ricci entre outros, Sleepy Hollow é um deleite para os amantes do terror gótico.
Roger Corman adaptou muitas das histórias de Edgar Allen Poe durante os anos 1960 no que veio a ser conhecido como o ‘ciclo de Poe’ do diretor. No entanto, House of Usher deve ser o filme que deu o tom para o resto das adaptações de Poe que se seguiram.
Estrelado por Vincent Price como Roderick Usher, Mark Damon como Phillip Winthrop e Myrna Fahey como Madeline Usher, o filme imortaliza na tela uma das melhores histórias de terror gótico que Poe já escreveu. Cinematografia e roteiro robustos que solidificam os sentimentos de aceitação passiva e pavor psicossexual tornam este filme um clássico absoluto.
Embora não seja o mais assustador de forma alguma, Drácula de Francis Ford Coppola é extremamente gótico devido ao seu incrível design de produção e figurinos, um aspecto que rendeu a Eiko Ishioka um Oscar de Melhor Figurino.
Reimaginando conto clássico de Vlad Tepes de Bram Stoker em traços liberais, Coppola traz o subtexto das implicações de Stoker de repressão sexual durante a era vitoriana com dureza evidente. Estrelado por Keanu Reeves, Winona Ryder, Anthony Hopkins e Gary Oldman, o filme também oferece um elenco estelar que é difícil de ignorar.
Embora muitos espectadores prefiram assistir a filmes góticos do sul, como The Devil All The Time, ou outros , há algo no gênero tradicional de terror gótico que atrai um público maior. O clássico de Peter Medak de 1980, The Changeling, é um desses filmes que leva em conta cada armadilha gótica e prende o público com uma sensação de sobrenatural e uma sensação assustadora e assustadora de pavor.
Estrelado por George C. Scott como o protagonista John Russell, The Changeling inclui escadas complicadas, cadeiras de rodas mal-assombradas, ruídos misteriosos, brinquedos infantis misteriosos, sessões espíritas e, claro, uma mansão assustadora e vazia; tudo isso compensando a receita perfeita de um filme de terror gótico extremamente agradável.
Um filme que leva a inquietação e o desconforto a outro nível é a obra-prima de Jack Clayton, The Innocents. Este filme gótico faz uso da cinematografia em preto e branco, cortesia do maravilhoso Freddie Francis, a um nível assustador onde os espectadores ficam se perguntando sobre o que se esconde nas sombras.
Adaptado da novela de Henry James chamada The Turn of the Screw, The Innocents é co-escrita pelo incrível Truman Capote, mais conhecido por seu romance de crime real de não ficção, In Cold Blood. Lidando com temas de sexualidade reprimida, perversidade e o passado infringindo o presente, The Innocents joga com o poder da sugestão, em vez de declarar as coisas abertamente, mantendo assim o público sempre adivinhando.
Estrelado por Tom Hiddleston, Mia Wasikowska e Jessica Chastain, Crimson Peak conta a história de Edith que encontra o amor no encantador e atraente Sir Thomas Sharpe e se muda com ele para sua mansão gótica e arcaica situada em uma localidade remota nas colinas e pântanos de Inglaterra. Lá ela conhece a misteriosa irmã de Thomas, Lady Lucille, que parece estar protegendo os segredos sombrios da Mansão Sharpe.
Por ser uma médium que se comunica com os mortos, Edith tenta desvendar os mistérios que cercam a casa, mas logo percebe que são os vivos que deveriam ser mais temidos. O diretor Guillermo Del Toro pinta um mundo assustadoramente belo neste espantoso romance gótico, com cenários, efeitos visuais, trilha sonora de fundo e figurinos que são encantadores e arrepiantes.
The Haunting (1963)
Ao longo de sua carreira, Robert Wise se envolveu com muitos gêneros diferentes, então não é uma surpresa que ele também tenha um filme de terror gótico em seu currículo, que também é esplendidamente bom. The Haunting foi adaptado do romance The Haunting of Hill House escrito por Shirley Jackson e narra a história de uma casa do mal, um pesquisador paranormal, um clarividente, uma protagonista feminina emocionalmente danificada e o herdeiro da mansão.
Esta obra-prima gótica envolve os enredos óbvios de uma personagem feminina emocionalmente vulnerável e os temas da sexualidade reprimida; mas nunca objetiva questionar a existência do sobrenatural, com a própria narração de abertura deixando claro que a casa é má. O diretor de fotografia David Boulton certifica-se de que o quociente de susto é mantido em um nível máximo com o uso de planos de longa distância, planos de baixo / alto ângulo, bem como o uso de lentes distorcidas e defeituosas. Não é à toa que Martin Scorsese classificou este filme como o mais assustador que ele já viu.
Rebecca (1940)
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